FAB apresenta potencialidades do KC-390 Millennium na RIAT 2022

 






Uma comitiva com Oficiais e a tripulação do KC-390 Millennium, do Esquadrão Gordo, representaram a FAB na feira de aviação que é considerada uma das maiores do mundo

Publicada em: 18/07/2022 18:26
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Letícia Faria
Edição: Agência Força Aérea

O KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), avião operado pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo, da Base Aérea do Galeão (RJ), esteve entre os dias 15 a 17 de julho em exposição na Royal International Air Tattoo (RIAT 2022). A feira de aviação realizada em Fairford, na Inglaterra reuniu militares de dezenas de países, além de visitantes, convidados corporativos e parceiros globais.

Além da presença do vetor de transporte tático e logístico e de reabastecimento em voo, desenvolvido e fabricado pela Embraer, empresa brasileira, a FAB enviou uma comitiva com Oficiais-Generais e Oficiais para conhecerem as novidades do setor, bem como realizarem a troca de experiências.

Sobre a feira

A feira, que não ocorreu nos anos anteriores em razão das restrições da pandemia da COVID-19, foi retomada este ano com o objetivo de reunir curiosos e amantes da aviação que acompanham atentos nos céus os sobrevoos e manobras, Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecerem uma exposição com centenas de aeronaves de todas as formas e tamanhos, épocas e países do mundo, como os aviões militares da Força Aérea Real, Americana, Francesa, Italiana dentre outras.

A RIAT tem este nome em alusão às imagens que as aeronaves formam nos céus com a fumaça durante as manobras que realizam, criando símbolos, formas, círculos, isto é, fazendo uma espécie de “tatuagem ou desenho no céu”.

FAB na RIAT 2022

O Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, integrou a comitiva que participou do evento. Antes da RIAT, o Oficial-General esteve na Conferência de Comandantes de Forças Aéreas e Forças Espaciais (GASCC, do inglês Global Air & Space Chief's Conference), onde assinou a Declaração de Intenção para a Colaboração das Forças Aéreas Globais em Mudanças Climáticas.

O Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, acompanhado de demais militares da FAB, participou ainda de reuniões e visitou diversos estandes para conhecer as novidades tecnológicas do setor da aviação. “São nessas oportunidades que trazemos os produtos brasileiros, o que estamos fazendo em nosso país e com a nossa Força Aérea. Temos aqui um KC-390, produto da indústria brasileira, fruto de uma parceira entre a Embraer com a Força há mais de dez anos, não mais um protótipo, mas um avião de série que está operando na Base Aérea do Galeão com nossa tripulação. Isso gera uma integração com as outras Forças Aéreas que estão pensando em como serão substituídas suas aeronaves de transporte dessa classe, de 20 a 24 toneladas", comentou.

O Oficial-General destacou, ainda, a oportunidade de estar próximo de representantes da indústria, além de interagir, desenvolver confiança com aliados e apresentar o material necessário para que a FAB continue planejando os próximos programas, sempre com o foco na evolução da Instituição.

Para o Comandante do Comando-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, que também esteve na feira, o evento torna-se de relevância ímpar, especialmente pelo momento atual, operacional e logístico, que a FAB se encontra. “Estamos vivendo um momento único na FAB, com o recebimento dos novos projetos como o KC-390 Millennium, Gripen e felizes com a aquisição de duas aeronaves que serão os futuros reabastecedores estratégicos, os A-330. Essas novidades exigem um complemento tecnológico que uma feira dessas facilita muito o nosso conhecimento”, acrescentou.

RIAT 2022: Treinando a Força Aérea da próxima geração

Neste ano, a RIAT 2022 tem como tema central “Treinando a Força Aérea da próxima geração”. Com intuito de ampliar os conhecimentos, o Comandante da FAB convidou militares que atuam na formação e na especialização dos pilotos da Força Aérea, entre eles o Comandante da Academia da Força Aérea (AFA), Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso; o Comandante do Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º GAv) - Esquadrão Gavião, Tenente-Coronel Aviador Everson Lousano Galvão; o Comandante Primeiro Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (1º/5º GAv) - Esquadrão Rumba, Tenente-Coronel Aviador Rosemberg Gomes da Silva; e o Comandante do Primeiro Esquadrão de Instrução Aérea da AFA, Major Aviador Guilherme Gonçalves Herculian.

O Comandante da AFA, Organização de Ensino da FAB responsável pela formação dos Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria, comentou a participação na RIAT 2022. “Estar aqui é uma excelente oportunidade de conhecer os novos conceitos, técnicas e doutrinas voltados à instrução aérea primária e básica da formação do piloto militar, praticados nas demais Forças Aéreas participantes da RIAT, com o propósito de estudar eventuais aprimoramentos na formação do Oficial Aviador do futuro”, destacou o Oficial-General.

Já o Comandante do Esquadrão Gavião, Tenente-Coronel Galvão, que atua na especialização dos pilotos na FAB, ressaltou a oportunidade da participação na feira. “É de suma importância para agregar conhecimento e fomentar a busca pela excelência no preparo dos futuros pilotos de combate da FAB”, acrescentou.

O Comandante do Esquadrão Rumba, Tenente-Coronel Rosemberg também comentou sobre o evento. “Estar presente na RIAT é uma grande oportunidade de ter contato com a doutrina mais atualizada de outros países, que nos possibilitam reflexões sobre a nossa e quem sabe um aprimoramento ou manter o que já está sendo feito”, salientou.

O KC-390 Millennium da FAB

O KC-390 Millennium, em exposição na RIAT 2022, é uma aeronave de transporte tático militar projetado para estabelecer novos padrões em sua categoria. Alguns dos pontos fortes da aeronave são mobilidade, design robusto, maior flexibilidade, tecnologia comprovada de última geração e manutenção mais fácil.

O Comandante do KC-390 Millennium na missão, Capitão Aviador Romulo dos Santos Pinto, destacou a importância da participação na feira e sua satisfação profissional pela oportunidade de mostrar as potencialidades operacionais da FAB fora do Brasil, por meio do KC. “O grande diferencial dessa aeronave é que ela consegue, em curto espaço de tempo, ser configurada para realizar vários tipos de missões como tática, navegação a baixa altura, lançamento de carga e de pessoal, combate a incêndio, reabastecimento em voo, busca e salvamento. E, para mim, é um privilégio ter essa oportunidade de participar da feira, não estamos apenas mostrando as capacidades da aeronave, mas também a capacidade do Brasil e do povo brasileiro que é altamente competente, tem desenvolvimento para produzir uma aeronave dessa capacidade e mostrar para o mundo o todo, até porque ela não perde para nenhuma outra que está aqui, ela se destaca sendo uma referência na Royal International Air Tattoo”, finalizou o Oficial.

Durante o período de visitação, entusiastas de aviação conheceram a aeronave e comentaram sobre a oportunidade de estar próximo a uma aeronave fabricada no Brasil e que cumpre diversas missões pela FAB.

“É uma satisfação muito grande a gente estar aqui e ver uma aeronave dessa, com todos brasileiros e a gente conversar sobre o Brasil, mata a saudade e isso nos orgulha de sermos brasileiros", comentou o visitante, natural de Goiânia, mas que mora na Inglaterra há pouco mais de cinco anos, Giovanni Paolini. 

“Acredito que o KC-390 vai ser uma grande adição para a Real Força Aérea Holandesa, que vai nos suprir bem transportando os suprimentos que precisamos  e também é um avião muito moderno. Então, acredito que vai nos servir bem", opinou o Militar da Real Força Aérea Holandesa, Jacco Weidenaar. 

A RIAT foi encerrada nesse domingo (17/07) e, assim, a comitiva seguiu na segunda-feira (18) para outra feira, a Farnborough International Airshow (FIA 2022), realizada no Aeroporto de Farnborough, cidade localizada a cerca de 15 minutos de voo a bordo do KC-390, que também estará em exposição para militares, empresários e visitantes de todo o mundo.

Confira aqui o vídeo da matéria.

Fotos e Vídeo: Suboficial Manfrim / CECOMSAER



brasil

Notícias Relacionadas

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.