Header Ads

Royal Aviation Group

Ordem do dia alusiva ao aniversário de 23 anos do Ministério da Defesa

 



Publicado em 10/06/2022 08h49 Atualizado em 10/06/2022 10h25

Brasília (DF), 10/06/2022 - Ao celebrar mais um aniversário, o Ministério da Defesa orgulha-se de ter se consolidado como uma instituição central na formulação de políticas e de estratégias e na gestão setorial da defesa do Brasil. Portanto, há muito o que comemorar nesta data.

Conscientes das riquezas de nosso País, os brasileiros percebem que é fundamental assegurar a soberania e defender o seu vasto patrimônio, para que as gerações do presente e do futuro possam, com responsabilidade e de forma sustentável, usufruir do que a natureza nos concedeu. Assim, a defesa nacional ganha relevância cada vez maior.

Promover e coordenar ações para o Brasil dispor de Forças Armadas permanentemente capacitadas, equipadas, prontas e motivadas é a atividade primordial, mas não única, da Defesa. Prosseguimos no desafio de agregar à defesa do País novas capacidades, especialmente as advindas dos demais campos do poder nacional.]

O Ministério da Defesa empenha-se, também, na conscientização coletiva para desenvolver na sociedade a mentalidade de defesa. Estimulamos, assim, nos meios acadêmico, empresarial e político, o estudo e a compreensão das questões de defesa, a qual se constitui em um dever de todos os brasileiros.

O Brasil tem o compromisso perene com a paz internacional e o nosso Povo é de índole pacífica. Todavia, ratificamos a necessidade da manutenção da capacidade de defesa em nível compatível com a estatura social, política e econômica de nosso País, pois, nas palavras do insigne chanceler brasileiro, o Barão do Rio Branco, “nenhum Estado pode ser pacífico sem ser forte”.

Em pouco mais de duas décadas, um dos mais significativos resultados da Pasta tem sido o incremento da integração entre as Forças Armadas, bem como o fortalecimento do relacionamento da Defesa com as demais instituições nacionais e com a sociedade.

Entre as realizações do Ministério, hoje, o Brasil dispõe de uma Política e de uma Estratégia Nacional de Defesa e do Livro Branco da Defesa Nacional.

Na área finalística da Pasta, o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas trouxe importantes avanços na área da doutrina militar conjunta, operações internacionais, operações humanitárias, assuntos estratégicos, logística e mobilização, serviço militar e educação e cultura do setor estratégico de defesa.

Da mesma forma, o Ministério, por intermédio da Secretaria-Geral, cumpre diversificadas atribuições, concorrendo para o desenvolvimento do Brasil e para o bem-estar dos brasileiros. Comprovam essa assertiva ações como o monitoramento do meio ambiente na Amazônia; o Programa Calha Norte; o suporte à base industrial de defesa; os programas sociais; as diretrizes setoriais de pessoal, saúde e assistência social; entre outras.

Constatando a dimensão do que vem sendo realizado em pouco mais de duas décadas, cabe agradecer à Marinha do Brasil, ao Exército Brasileiro e à Força Aérea Brasileira pelo esforço conjunto que fazem com o Ministério da Defesa nesse mister, tendo na união dessas instituições a força da defesa nacional.

Cumprimento, também, os colaboradores desta Pasta, militares e servidores civis, cuja abnegada dedicação e destacada competência conhecemos muito bem.

Neste ano em que comemoramos o 23º aniversário do Ministério da Defesa, o Brasil celebra, também, o bicentenário da sua independência política, renovando a certeza de que o País sempre terá a Defesa como esteio garantidor da soberania, da paz e da liberdade dos brasileiros.

Aos agraciados com a Ordem do Mérito da Defesa, afirmo que esta distinção representa a gratidão e o reconhecimento pela relevante colaboração com a temática de defesa, com o Ministério e com as Forças Armadas.

Por fim, parabenizo o Ministério da Defesa e todos que no passado dedicaram e que hoje dedicam o melhor de seus esforços para a defesa da Pátria. Que o bom Deus continue a nos abençoar na missão de defender o nosso País e a gente brasileira!



Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira
Ministro de Estado da Defesa


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.