Header Ads

Royal Aviation Group

Encontro das Mídias Especializadas em Defesa na Força de Fuzileiros da Esquadra


O Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD) e o Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra (ComFFE) reuniu-se, na sexta-feira (18), com as mídias especializadas em defesa na cidade do Rio de Janeiro (RJ).


Estiveram presentes o Vice-Almirante das Forças Navais Carlos Chagas Vianna Braga (Forças de Fuzileiros da Esquadra), o Vice-Almirante Pedro Luiz Gueiros Taulois (Chefe do CCOMSOD), o Contra-Almirante das Forças Navais Renato Reis de Medeiros e o Capitão Tenente Fabrício Costa (CCOMSOD). 

VA (FN) Taulois (esq), VA (FN) Carlos Chagas (meio) e CA (FN) Medeiros (dir)

No encontro, foram apresentadas as principais atividades realizadas pelo Ministério da Defesa juntamente com as atividades da Força de Fuzileiros da Esquadra que serão realizadas neste ano de 2021.

História e função dos Fuzileiros Navais

O Vice-Almirante (FN) Carlos Chagas iniciou o encontro falando sobre o histórico e o surgimento do Corpo de Fuzileiros Navais, ressaltando a importância dos Fuzileiros Navais Brasileiros no exterior como no Haiti, Líbia, Chile e Libano.



Chagas também demonstrou para a imprensa a função dos Fuzileiros, os complexos Navais, principais meios e equipamentos.






CCOMSOD

Um dos fatores que levou a criação do CCOMSOD foi o aumento nas demandas solicitadas pela imprensa desde 2018. Atualmente, o foco está voltado para os Gastos do MD e das Forças Armadas.



O Vice-Almirante (FN) Taulois falou sobre a criação de um Estúdio de Rádio e TV para coberturas especiais e sobre a atuação do Ministério da Defesa (MD) na Pandemia da COVID-19.


Investimento

Taulois enalteceu o trabalho da mídia especializada, mostrando a necessidade da sociedade brasileira e a mídia tradicional de conhecer e entender que a Defesa Nacional é um investimento. Os projetos estratégicos impulsionam a Base Industrial de Defesa, a geração de empregos, divisas através das exportações e melhoria na renda da população brasileira. que a mídia tradicional compreenda


"Nosso país com o seu litoral e território, precisa de uma defesa forte, apesar de sermos um país pacífico, temos que ter a nossa defesa bem estruturada", explicou Taulois.

Operações e atividades planejadas

No mês de  julho, a FFE será inspecionada pela ONU para que a Força de Reação Rápida passe do nível 1 para o nível 2, o maior nível de prontificação da ONU.

Após seguirá os exercícios:
- Exercício da Marinha no Planalto Central;
- Formosa 2021 (com aproximadamente 2.000 homens e o uso de tiro real);
- Exercício UANFEX em Itaóca-ES;
- Operação Dragão 40, o maior exercício anfíbio da Marinha, com o emprego de todos os meios navais.

Apresentação

O Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra (ComFFE), preparou uma exibição do Programa Forças do Esporte (Profesp) criado pelo MD em parceria com o Ministério da Educação. Confira o slide abaixo:


Também foi montada uma apresentação dos principais meios e armamentos utilizados pela Força de Fuzileiros da Esquadra, onde os jornalistas foram convidados à uma apresentação à bordo do CLAnf (Carro-Lagarta Anfíbio).



Agradecimento:  O Aerodefesa vem através desta agradecer o VA Carlos Chagas, VA Taulois e o Capitão-Tenente Fábricio Costa (CCOMSOD) pela oportunidade de participação de uma Reunião como esta.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.