Header Ads

Royal Aviation Group

90 ANOS DO CORREIO AÉREO NACIONAL E DIA DA AVIAÇÃO DE TRANSPORTE DE 2021



 ORDEM DO DIA DO COMANDANTE DE PREPARO Brasília, 11 de junho de 2021. DO ESTRIDENTE GIRO DAS HÉLICES DO QUADRIMOTOR À POTÊNCIA IMPERCEPTÍVEL DO JATO, GERAÇÕES DE PLATAFORMAS, GUIADAS, MANUTENIDAS E SUPORTADAS POR HONROSOS HOMENS E MULHERES, ESCREVERAM AS PÁGINAS DE UMA HISTÓRIA QUE SE CONFUNDE COM A PRÓPRIA ESSÊNCIA DO POVO BRASILEIRO.  

BRASIL, CUJO TERRITÓRIO SE EXPANDIU PELOS BRAÇOS DOS AFLUENTES DE SEUS MAIORES RIOS E PELO “SERTANISMO” ENCORAJADOR DOS BANDEIRANTES, COM A NECESSÁRIA EXCLUSÃO DE JUÍZO DE VALOR HISTÓRICO, AGIGANTOU O TERRITÓRIO VERDE E AMARELO PARA ALÉM DE TORDESILHAS.

 UM PAÍS, QUE CRESCEU POR ÁGUAS E POR TERRAS, NECESSITOU PROTEGER E OCUPAR AS RIQUEZAS QUE BROTAVAM DE SUA ESSÊNCIA, DESDE O PRATA À BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA.

 INTEGRAR ERA FUNDAMENTAL, DESBRAVAR ERA PRECISO, E APÓS O BRILHO DIPLOMÁTICO DE RIO BRANCO NO RECONHECIMENTO DAS FRONTEIRAS NACIONAIS, COUBE À FORÇA AÉREA BRASILEIRA A DISTINTA MISSÃO DE CHEGAR AONDE NENHUM MEIO CHEGARA, LEVAR CIVILIZAÇÃO AOS LUGARES ONDE O ENCANTO RESPLANDECENTE DA MATA ESCONDIA O ABANDONO POPULACIONAL E O RISCO DE PERDA DAS GRANDES RIQUEZAS DA NAÇÃO. 

UM ATO, UMA SIMBÓLICA PASSAGEM, QUE ESCONDE, NAS ENTRELINHAS DO ACONTECIMENTO, SEU VALOR DETERMINANTE NA HISTÓRIA DO PAÍS. UMA VISÃO NACIONALISTA DE UM DOS PERSONAGENS MAIS IMPORTANTES DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA E DO PAÍS, O ENTÃO MAJOR EDUARDO GOMES LIDEROU UM GRUPO DE PILOTOS QUE SONHAVAM CONQUISTAR O IMENSO TERRITÓRIO E LEVAR CIVILIZAÇÃO AONDE SÓ EXISTIA O OBSCURANTISMO ISOLACIONISTA.

 O VOO DO CURTISS “FLEDGLING” K-263, COMANDADO POR CASEMIRO MONTENEGRO FILHO E NELSON FREIRE LAVANEREWANDERLEY, DEIXOU MUITO MAIS QUE UM RASTRO DE COMBUSTÍVEL NOS CÉUS DO TRECHO RIO-SÃO PAULO, EM 12 DE JUNHO DE 1931. A ROTA FOI APENAS O INÍCIO DE UMA HISTÓRIA E UM LEGADO TRANSFORMACIONAL QUE APROXIMOU TERRITÓRIOS E REGIÕES DENTRO DE UM CONTINENTE CHAMADO BRASIL. 

NOVENTA ANOS SE PASSARAM DESDE AQUELE VOO INAUGURAL, QUE CRIOU UM DOS MAIORES SÍMBOLOS DE INTEGRAÇÃO DO POVO BRASILEIRO, O CORREIO AÉREO NACIONAL. 

 QUANTAS FAMÍLIAS NÃO ESPERARAM ANSIOSAS PELO CATALINA QUE APONTAVA NOS CÉUS PARAENSES, POUSANDO SOBRE O RIO E LEVANDO CONFORTO AOS RIBEIRINHOS, QUANDO NENHUMA OUTRA INSTITUIÇÃO CONSEGUIRA FAZÊ-LO. 

 A ALTIVEZ E A RUSTICIDADE DO C-47 DOUGLAS, AQUELE QUE SEMPRE CHEGAVA; O C-115 BÚFALO, CUJA ROBUSTEZ LHE PERMITIA ACESSO ÀS MAIS DIFERENTES PISTAS NOS RINCÕES AMAZÔNICOS; A FORÇA DO AVRO, COM SEU ZUMBIDO INCONFUNDÍVEL; E O REGIONALISMO DO C-95 BANDEIRANTE, FILHO PRIMEIRO DAQUELA QUE VIRIA A SER UMA DAS MAIORES EMPRESAS DE TECNOLOGIA DO SETOR AEROESPACIAL, AMPLIARAM A MALHA AÉREA E LEVARAM MODERNIDADE PARA CIDADES ONDE NÃO SE TINHA O CHÃO DE ASFALTO, NEM O RIO QUE PERMITISSEM O ACESSO FÁCIL. 

ASSIM FOI O PASSEIO HISTÓRICO DAS AERONAVES QUE APOIARAM O CAN, AERONAVES DE UMA AVIAÇÃO AGUERRIDA E VIBRANTE, A QUAL NOS ACOSTUMAMOS A CHAMAR DE AVIAÇÃO DE TRANSPORTE. MAS QUE NÃO SEJAMOS REDUCIONISTAS, TENTANDO OBSERVAR O NOME PELA FINALIDADE EM SI. A AVIAÇÃO DE TRANSPORTE, ALÉM DE TRANSPORTAR PESSOAL E MATERIAL, TEM SEU ALCANCE DE POSSIBILIDADES BASTANTE AMPLIADO, MOLDADO PARA TEMPOS DE PAZ E DE CONFLITO. 

NA PAZ,É A ESSÊNCIADA LOGÍSTICA DA FAB, DO MINISTÉRIO DA DEFESA, DO GOVERNO FEDERAL E DO PAÍS, SUPORTANDO O IMPREVISÍVEL DAS CATÁSTROFES, NO APOIO IRRESTRITO ÀS SUAS VÍTIMAS; SUSTENTANDO O CONFRONTO À EMERGÊNCIA DAS CRISES, COMO A PANDEMIA DA COVID-19, ALGOZ INIMIGO DOS ÚLTIMOS DOIS ANOS E QUE ASSOLOU GRAVEMENTE NOSSO PAÍS; PROTEGENDO NOSSAS MATAS NO COMBATE A INCÊNDIO FLORESTAL, COMO EM 2019 E 2020; ENTREGA ÓRGÃOS PARA O SALVAMENTO DE VIDAS; SOBREVOANDO MAR E TERRA EM PADRÕES DE BUSCA E SALVAMENTO, ENCONTRANDO AERONAVES PERDIDAS OU SALVANDO NÁUFRAGOS E FORNECENDO SUPORTE LOGÍSTICO ÀS PESQUISAS NO CONTINENTE ANTÁRTICO.

 PARA O CONFLITO, O REABASTECIMENTO EM VOO, O LANÇAMENTO DE PESSOAL E MATERIAL, INFILTRANDO PARAQUEDISTAS NUM CENÁRIO HOSTIL OU ENTREGANDO MUNIÇÃO E PROVISÕES PARA UMA TROPA QUE SE MOVIMENTA NO TERRENO. RECENTEMENTE, A AQUISIÇÃO DE SENSORES EM PLATAFORMAS DE TRANSPORTE PERMITIRÁ UMA NOVA CONTRIBUIÇÃO EM AÇÕES DE RECONHECIMENTO DE OBJETIVOS NO TEATRO DE OPERAÇÕES. 

ESTA É A IDENTIDADE DA AVIAÇÃO DE TRANSPORTE, UMA MULTIPLICIDADE DE VETORES, QUE PERMEIAM ENTRE MONOMOTORES A HÉLICE COM TECNOLOGIA CLÁSSICA A BIMOTORES A JATO NO AUGE DA SUA MODERNIDADE TECNOLÓGICA, SONHANDO AINDA COM A INCORPORAÇÃO DO CONCEITO DE MOTORES HÍBRIDOS EM UM FUTURO NÃO MUITO DISTANTE. 

C-98 CARAVAN, C-95 BANDEIRANTE, C-97 BRASÍLIA, C-105 AMAZONAS, C-130 HÉRCULES, C-99 CONDOR, U-100 PHENOM E KC-390 MILLENNIUM REPRESENTAM A SIMBIOSE ENTRE PASSADO, PRESENTE E FUTURO, UMA SINERGIA QUE ROBUSTECE A FAB E O BRASIL, TORNANDO ESSENCIAL O PODER DA DEFESA DE NOSSAS FRONTEIRAS PELA CAPACIDADE DE MOBILIDADE NO EMPREGO DAS FORÇAS ARMADAS. 

 INTEGRAR PARA CUIDAR, CUIDAR PARA DEFENDER. A VOCAÇÃO AUTÊNTICA DO BRASIL PACÍFICO JAMAIS SE EMBASARÁ NUMA LITURGIA DO OSTRACISMO E DA RESIGNAÇÃO, POR OUTRO LADO, POTENCIALIZARÁ SUA CAPACIDADE DE PROTEÇÃO NAS ASAS DE SEUS VETORES, NOS QUAIS A AVIAÇÃO DE TRANSPORTE RESERVA SUA DESTACADA IMPORTÂNCIA PARA A NAÇÃO. 

 COM OLHOS NO FUTURO E COM A VISÃO ALÉM DE SEU TEMPO, É QUE HOJE PRESTA-SE JUSTA HOMENAGEM AOS HOMENS E MULHERES QUE CONSTRUÍRAM E QUE CONSTROEM A BRILHANTE HISTÓRIA DO CORREIO AÉREO NACIONAL E DA AVIAÇÃO DE TRANSPORTE. PARABÉNS PELO SEU NONAGÉSIMO ANIVERSÁRIO! 

LANÇAR, SUPRIR, RESGATAR, PARA SEMPRE A SAGRADA MISSÃO! 


Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de ALMEIDA Comandante de Preparo

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.