O PASSAGEIRO DE HÉRCULES DISSE À MÃE VIA WHATSAPP QUE O AVIÃO TINHA UMA POSSÍVEL FALHA ELÉTRICA
O comandante em chefe da FACH, Arturo Merino, admitiu quinta-feira a existência da mensagem, embora tenha dito que até agora não a ouviu. "Não ouvi nada em particular, mas sei que existe. Obviamente, vamos transmitir esse áudio ao general encarregado da investigação administrativa sumária e também ao promotor", afirmou.
Um dos 38 passageiros do avião Hercules C-130 , cuja pista foi perdida na segunda-feira à tarde e foi declarada danificada no início da terça-feira, enviou um WhatsApp para sua mãe, enquanto ele estava em Punta Arenas, onde ele disse que a aeronave aparentemente teve uma falha elétrica.
Conforme relatado por La Cuarta , o passageiro disse para ele ficar empolgado com a viagem, mas ao mesmo tempo inquieto com os danos, uma vez que o itinerário deveria ser mantido até o desembarque na Antártica chilena horas depois.
A mãe do passageiro levou o áudio para a FACH em Punta Arenas, quando a perda foi relatada. Ele também fez saber aos outros parentes que pediram explicações ao alto comando.
O comandante em chefe da FACH, Arturo Merino , admitiu quinta - feira a existência da mensagem , embora tenha dito que até agora não a ouviu.
“Não ouvi isso em particular, mas sei que existe. Obviamente, vamos transmitir esse áudio ao general encarregado da investigação sumária administrativa e ao promotor também ”, observou.
ÚLTIMA MANUTENÇÃO EM AGOSTO
O general Merino disse que o sinistro avião C-130 Hércules teve sua última manutenção em agosto deste ano, onde foi completamente desmontado para corrigir todas as falhas.
Merino se referiu à manutenção da aeronave depois de saber que em agosto de 2018 a Força Aérea dos Estados Unidos decidiu deixar cem aeronaves C-130 (Hércules) em terra depois de detectar que uma delas tinha uma rachadura "atípica" no quadro da asa central inferior.
Após essa situação, a empresa de fabricação instruiu uma ordem técnica para que todos os operadores do mundo, inclusive o Chile, realizassem uma inspeção em seus modelos C-130.
Merino reconheceu essa ordem técnica, mas especificando que ela só vem este ano.
"Essa ordem chegou até nós durante este ano", disse o oficial sênior, acrescentando depois "que foi imediatamente decretado que a frota C-130 da Força Aérea do Chile permanecerá em terra até ser feita. inspeção, que foi feita ”, disse ele.
Sobre esse ponto, ele explicou que a manutenção foi realizada em agosto deste ano a todos os C-130, que estavam "dois ou três dias fora de vôo enquanto a inspeção que estabelecia a ordem técnica foi feita".
Em relação à aeronave acidentada, Merino disse que "efetivamente teve sua manutenção PVM, que é uma manutenção importante em que todo o avião é desmontado, depois armado novamente e todas as falhas são corrigidas".
“Essa manutenção se materializou. Os C-130 são aviões de longa data, operam no mundo há muito tempo e são aviões muito confiáveis ”, comentou.
O chefe da Fach, lembrou que o C-130 chegou ao país em 2015 e cuja fabricação da aeronave naufragada ocorreu em 1978, contando até o momento com cerca de 16 mil horas de vôo.
Nenhum comentário: