Marinha dos EUA P-8A Poseidon apoiará pesquisa liderada por chilenos por C-130
Número da versão: 19-019 11 de dezembro de 2019
IMPRIMIR | O EMAIL
ESTAÇÃO NAVAL MAYPORT, Flórida . - O Comando Sul dos EUA (SOUTHCOM) instruiu o Comando Sul das Forças Navais dos EUA a implantar uma aeronave marítima multi-missão P-8A Poseidon em Punta Arenas, Chile, em 10 de dezembro, para apoiar a busca contínua do país da América do Sul por uma Força Aérea Chilena C-130 Hércules que desapareceu na passagem de Drake ao transportar 38 passageiros e tripulantes para a Antártica.
Em resposta a uma solicitação do governo do Chile, a aeronave P-8A e sua tripulação de 20 pessoas partiram da Base Aérea de Comalapa, em El Salvador, e chegaram a Punta Arenas em 11 de dezembro. Espera-se que a aeronave e a tripulação comecem a apoiar a busca em andamento em 12 de dezembro .
Antes da implantação do P-8A, o SOUTHCOM ajudou os esforços de busca no Chile, fornecendo imagens de satélite da área de busca.
A aeronave P-8A Poseidon estava na Base Aérea de Comalapa, em El Salvador, apoiando operações de patrulha marítima contra o tráfico ilícito, como parte de um acordo bilateral entre os EUA e El Salvador.
"Nossos pensamentos e orações estão com o povo do Chile e com as famílias dos desaparecidos, enquanto nos juntamos a outros parceiros regionais que apóiam a busca contínua do Chile pelo C-130, sua tripulação e seus passageiros", disse o almirante da Marinha dos EUA Craig Faller, comandante. do Comando Sul dos EUA.
O P-8A Poseidon é a mais nova aeronave marítima, de patrulha e reconhecimento da Marinha e é configurada com sensores e equipamentos de comunicação de ponta, permitindo suportar uma ampla gama de missões em grandes massas de água, incluindo sub-superfície operações de busca e salvamento. Ele pode atingir uma velocidade de 564 mph, um teto de 41.000 pés e um alcance de 1.200 milhas náuticas com quatro horas na estação, permitindo que você vagueie pelas áreas de busca.
Em 2017, o SOUTHCOM implantou duas aeronaves P-8A Poseidon em Bahia Blanca, Argentina, onde contribuíram para uma pesquisa internacionalmente apoiada pelo submarino da Marinha Argentina ARA San Juan depois que desapareceu nas águas do Atlântico Sul.
O SOUTHCOM é um dos seis comandos unificados com foco geográfico do país, responsável pelas operações militares dos EUA no Caribe, América Central e América do Sul.
Fonte: Comando Sul dos EUA (SOUTHCOM)
Nenhum comentário: