A complexa operação internacional para encontrar o Hércules desapareceu no Chile

A operação para encontrar a aeronave militar chilena tornou-se um esforço internacional e ocorre em um ambiente "adverso".
BBC World
11.12.2019
"As condições são extremamente difíceis."
Foi assim que o presidente do Chile, Sebastián Piñera, descreveu a busca pela aeronave Hercules C-130 que desapareceu do radar na segunda-feira à tarde da cidade de Punta Arenas (sul) até uma base militar na Antártida.
O avião foi declarado "destruído" horas após falta de comunicação com o dispositivo e seu paradeiro na terça-feira ainda era desconhecido.
O Chile enviou aviões, navios e elementos de suas forças armadas para localizar a aeronave, que estava transportando 38 pessoas e perdeu contato às 18:13 (21:13 GMT) da segunda-feira, quando estava indo para a base militar Presidente Eduardo Frei Montalva, em Antártica
A busca se tornou uma operação internacional , já que Argentina, Brasil, Reino Unido e Uruguai enviaram unidades de apoio, enquanto Estados Unidos e Israel colaboram com imagens de satélite.
Condições adversas
O ministro da Defesa chileno, Alberto Espina, disse que a operação é realizada em "uma situação muito adversa ", embora tenha dito "não haverá limitação para saber o que aconteceu e para localizar o avião".
As equipes de resgate trabalham no Drake Pass , uma das regiões marinhas mais complicadas do mundo para navegação, muito próxima ao ponto em que o contato com o avião foi perdido.

Na terça-feira, o trabalho foi focado em cobrir um raio de busca de 96,56 km a partir da última posição conhecida do avião, perto do Drake Pass, disse o general Eduardo Mosqueira, da Quarta Brigada da Força Aérea Antena (Fach).
"Agora estamos mudando para quadrantes. Queremos cobrir além da área onde ocupamos a última posição", disseram os militares à BBC Mundo.
As equipes de resgate estão procurando por qualquer pista que possa levar à determinação da provável localização da aeronave, que foi declarada "danificada" com base em sua autonomia de vôo.
Além do pessoal militar e civil chileno, as autoridades enviaram navios diferentes para a operação de busca na terça-feira.
O navio de patrulha "Marinero Fuentealba", bem como as fragatas "Almirante Condell" e "Almirante Cochrane", navegaram no rádio e nos quadrantes da Passagem Drake para cobrir o máximo de espaço marítimo possível.

Armada de Chile
✔@Armada_Chile
· 22h
Además de nuestras unidades ya informadas por la @FACh_Chile, la Armada ha dispuesto el zarpe de las Fragatas "Almirante Condell" y "Almirante Cochrane" para apoyar las labores de búsqueda del avión C-130 Hércules siniestrado mientras se dirigía a la #Antártica

Armada de Chile
✔@Armada_Chile
En el marco de su participación en la Campaña Antártica 2019-2020 el Patrullero de Zona Marítima (OPV) "Marinero Fuentealba" ya se encuentra en la zona apoyando a la @FACh_Chile en la búsqueda del avión C-130 Hércules siniestrado
307
12:56 - 10 dic. 2019
Información y privacidad de Twitter Ads
123 personas están hablando de esto
Mas o mar foi um fator negativo.
"No ambiente marítimo, existem ondas de 4 a 6 metros, aproximadamente. Estimamos que no decorrer da próxima vez começará a se acalmar", disse o general Eduardo Mosqueira, da Quarta Brigada da Força Aérea (Fach), para BBC World
Existem também dois navios particulares que estão participando.
Do céu, aeronaves C-295 também foram implantadas para detectar visualmente qualquer vestígio da aeronave, mas na terça-feira também houve condições negativas.

"Conseguimos fazer vôos completos, mas tivemos pouca nebulosidade que não nos permite ter uma boa visualização", explicou Mosqueira.
No entanto, existem equipamentos de rastreamento eletrônico que ajudam a quebrar a barreira visual.
O Ministério da Defesa indicou que os dois pilotos no comando do Hercules C-130 eram "experientes" e, portanto, enfatizou a importância de saber o que aconteceu no momento em que o contato com a aeronave foi perdido.
O avião Hércules C-130 partiu às 16:55 (19:55 GMT) da Base Aérea de Chabunco, em Punta Arenas (província de Magallanes), para a Base Aérea Presidente Eduardo Frei Antártica com 38 pessoas a bordo, 17 tripulantes e 21 passageiros , a maioria deles militares .
No grupo havia três civis: dois de uma empresa e o terceiro membro da Universidade de Magallanes.

Fuerza Aérea de Chile@FACh_Chile
Comunicado de Prensa N°3 #FACh
1.278
7:41 - 10 dic. 2019
Información y privacidad de Twitter Ads
1.693 personas están hablando de esto
"Infelizmente, não posso dizer que (a operação de busca) foi bem-sucedida porque não encontramos nada. Mas continuamos procurando ver se encontramos algo que possa ser esclarecido", disse o general Mosqueira.
Por sua vez, o porta-voz da Direção Meteorológica do Chile, Arnaldo Zúñiga, disse que as condições para as próximas 72 horas "parecem melhores, as ondas e o vento tendem a diminuir, o clima melhora na busca".
Reforços internacionais
Os recursos de vários países da América do Sul e dos Estados Unidos também aumentaram os esforços de busca.

Um avião C-130 do Uruguai colaborou nas operações da Base Aérea Militar de Río Gallegos, localizada no sul da Argentina , país que também disponibilizou recursos para encontrar a aeronave.
Além de outras aeronaves C-130 da Marinha Argentina, o país ofereceu assistência via satélite e o recém-jurado presidente Alberto Fernández ordenou que seu ministro da Defesa contatasse seu colega no Chile para coordenar esforços.
Duas unidades navais argentinas também foram destacadas na área.

Armada Argentina@Armada_Arg
La #ArmadaArgentina lamenta la desaparición del avión C-130 Hércules de la @FACh_chile, se solidariza con el país hermano y las familias de los tripulantes. Asimismo informa que destacó a la zona a 2 unidades navales: los avisos ARA “Estrecho de San Carlos” y ARA “Islas Malvinas”
907
12:12 - 10 dic. 2019
Información y privacidad de Twitter Ads
300 personas están hablando de esto
Do Brasil , o presidente Jair Bolsonaro disse no Twitter que enviou o navio "Almirante Maximiano Polar" com dois helicópteros para ajudar.
O general Mosqueira disse que a partir dos Estados Unidos uma aeronave está a caminho e será adicionada nas próximas horas às operações que tentam encontrar o Hercules C-130 o mais rápido possível.
Enquanto isso, o Ministério Público chileno anunciou a abertura de uma investigação ex officio sobre o que aconteceu.
O promotor designado, Eugenio Campos, disse esperar que as investigações ajudem a "encontrar a localização dos passageiros e da aeronave".
"Nossa prioridade são os passageiros . É isso que queremos dar conta da diligência que estamos realizando. A localização deles é a prioridade e chamar as famílias para se acalmarem", disse a autoridade judicial.
Nenhum comentário: