Header Ads

Royal Aviation Group

Avião C-130 Hercules da Força Aérea Colombiana sofreu um acidente no Aeroporto El Dorado, em Bogotá




 Um avião Lockheed Martin C-130B Hercules da Força Aérea Colombiana, que realizava missão de transporte para a região leste do país, sofreu um acidente no Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, na tarde desta quarta-feira, 14 de abril. .


O acidente ocorreu depois que a aeronave sofreu uma falha em seu sistema hidráulico, que causou o colapso parcial de parte do trem de pouso principal.  

De acordo com as versões iniciais não oficiais, a aeronave com a matrícula FAC1001 havia decolado de Bogotá para a Base Aérea de Três Esquinas -localizada no departamento de Caquetá-, mas após o desmantelamento a tripulação pediu aos controladores aéreos que pousassem novamente no aeroporto. realizar o aterramento sem apresentar nenhuma novidade. 

Quando o gigantesco aparato taxiou de volta à sua base (Comando Militar de Transporte Aéreo - CATAM), ocorreu um dano hidráulico que fez com que o quadrimotor tombasse com o nariz e o trem de pouso dianteiro levantados do solo.
 
Informações preliminares indicam que não houve feridos ou danos significativos no evento. No momento, soldados da Força Aérea colombiana estão trabalhando na remoção do avião para reativar a pista de taxiamento em que a aeronave ficou presa.

Os C-130 Hercules são aeronaves de transporte tático médio movidas por quatro motores turboélice, que foram fabricados nos Estados Unidos desde 1950 pela empresa Lockheed Martin. O Hercules envolvido no incidente foi construído em 1960 e está em operação contínua há mais de sessenta anos.

Em serviço na Colômbia desde o final da década de 1960, os C-130H e C-130B operados pela Força Aérea Colombiana realizaram missões de transporte, comunicações, evacuação aeromédica, busca e resgate, extintores de incêndio, exploração antártica e missões de reconhecimento meteorológico.

A história dessas aeronaves no país começou em 1968, quando três C-130Bs usados ​​foram adquiridos da Royal Canadian Air Force. Dois C-130Bs foram perdidos em acidentes e substituídos por dois C-130Hs em 1983. Mais tarde, dois C-130Bs foram comprados dos Estados Unidos e um C-130H da Itália.

Durante os anos do conflito armado, eles foram freqüentemente usados ​​para o envio de tropas. Em 2018, a Força Aérea Colombiana concordou com os Estados Unidos em doar três C-130Hs usados, a fim de retirar os C-130Bs que estão operando atualmente. O primeiro deles chegou em outubro de 2020.
Webinfomil.com Notícias, Segurança e Defesa.
Siga-nos no Facebook e Twitter e não perca as novidades!

U

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.